Sinopse: Marketing & Criatividade - Casos Práticos tem a intenção de
desmistificar o marketing tornando-o acessível para qualquer tipo de
empresa, aliando-o à criatividade como fator de diferenciação e
adaptação. Quando estudamos esta disciplina, passamos pela teoria e
estudamos “cases” ou como prefiro chamar, casos de grandes empresas
mundiais com exemplos de sucesso e verbas milionárias aplicadas, e
quando paramos para pensar em nossa empresa descobrimos um
enorme abismo entre esses casos e nossa realidade.
Neste livro abordaremos exemplos reais trabalhados por nossa
consultoria, onde aplicamos ferramentas utilizadas por multinacionais
adequadas à realidade de cada empresa e de cada localidade onde
realizamos o trabalho.
Começaremos analisando a teoria do composto de marketing (4 P) e sua
evolução para os 4 C, para embasarmos nosso “briefing” de marketing
que é o início de qualquer ação mercadológica independente do tamanho,
ramo ou localização da empresa. Na seqüência apresentaremos vários
casos de empresas de porte pequeno a médio onde aplicamos estes
conceitos. São casos de empresas de cidades do interior, algumas com
vendas em todo o Brasil e outras que são varejistas em cidades de cerca
de 10.000 habitantes. Antes que você pense “vender é fácil, difícil é
receber”, faz parte de nosso trabalho e também do composto de
marketing (P de preço) a análise e política de crédito que não raramente é
o início de muitos trabalhos de nossa consultoria. Para finalizar, deixamos
um espaço para você aplicar as técnicas em sua empresa na forma de
“checklist”.
Espero que você leia este livro e aplique os princípios em seu negócio.
Acredito que tudo que estudamos ou participamos (palestras, cursos,
revistas, etc.), deva ser traduzido para a linguagem prática, sistematizado
e aplicado para nos beneficiarmos do tempo investido.
|
0 comentários: